Ensino Básico


Estudo Acompanhado


O Estudo Acompanhado destina-se a alunos que procuram um acompanhamento contínuo e transversal a todas as disciplinas.
Certificámo-nos de que o aluno é apoiado por professores experientes e especializados em diferentes áreas do saber, bem como pela psicóloga responsável pelo Gabinete de Intervenção Psicopedagógica (GIP), no sentido de identificar as suas dificuldades específicas e orientá-lo na metodologia de estudo mais adequada.
O nosso objetivo, é que o aluno alcance o sucesso escolar e que encontre neste espaço uma resposta adequada às suas necessidades.

O Estudo Acompanhado tem como principais objetivos:
  • Aumentar a motivação e autoestima, nomeadamente face ao processo de ensino-aprendizagem;
  • Apoiar a realização dos trabalhos de casa;
  • Adquirir métodos de estudo;
  • Criar rotinas e horários de estudo;
  • Organizar os cadernos diários;
  • Elaborar planos de estudo para os testes/ exames/ provas de aferição;
  • Orientar os alunos na pesquisa e tratamento de informação.



Explicações


O Ginásio da Educação DaVinci - Unidade de Vila do Conde disponibiliza explicações em grupo e individuais (alto rendimento).

As explicações em grupo destinam-se aos alunos que encontrem dificuldades e que necessitem de um apoio específico numa ou mais disciplinas. Os nosso grupos são reduzidos e constituídos de forma homogénea, podendo ser continuamente ajustados de forma a garantir o sucesso escolar. Asseguramos um serviço de qualidade e acompanhamento integral pelos professores responsáveis pelos grupos e pelo Gabinete de Intervenção Psicopedagógica (GIP).

As explicações individuais têm como objetivo principal potenciar o rendimento académico. Por outro lado, por se tratar de um acompanhamento mais personalizado e individualizado, permitem trabalhar com grande eficácia a recuperação de conteúdos e saberes essenciais para o aumento da performance académica.

Asseguramos um serviço de qualidade e acompanhamento integral pelos professores responsáveis e pelo Gabinete de Intervenção Psicopedagógica (GIP), no sentido de garantir uma maior otimização do processo de ensino-aprendizagem.



Acompanhamento Psicopedagógico


Por forma a garantir uma maior otimização do processo de ensino-aprendizagem e um melhor desenvolvimento psico-afetivo do aluno, todo o trabalho é desenvolvido em estreita articulação com o Gabinete de Intervenção Psicopedagógica (GIP), cuja coordenação e intervenção está a cargo de um psicólogo. Cabe ao psicólogo analisar as especificidades do aluno, aferir os seus pontos fortes e as suas lacunas e, em função dessa avaliação inicial delinear, em conjunto com a equipa de docentes, a resposta pedagógica que melhor se adeque às reais necessidades do aluno.



Preparação para exames nacionais e testes intermédios


Preparamos alunos para os exames nacionais e testes intermédios de todos os níveis de ensino.
Com o objetivo de preparar adequadamente os alunos para estas situações de avaliação efetuamos um trabalho intensivo que procura "simular" estes momentos de teste recorrendo a uma tipologia de exercícios específicos, que têm como referência os conteúdos da disciplina que vão ser alvo do processo de avaliação, e que permitem dar a conhecer aos alunos a estrutura e as características das provas.
Em simultâneo  é  igualmente efetuado todo um acompanhamento psicopedagógico, possibilitando a preparação e concretização eficaz desta fase académica.



Programa de métodos e hábitos de estudo


    Através deste programa, o aluno desenvolve uma maior auto-conhecimento que lhe permitirá implementar estratégias e metodologias de estudo, que mais se adequem à sua personalidade, potenciando a aprendizagem e o seu desenvolvimento integral.
    Genericamente, são trabalhadas competências como organização, autorregulação, autoestima e motivação face ao estudo, visando o alcance da eficácia e eficiência académica.


    Sem comentários:

    Enviar um comentário

    Obrigado pela sua participação.